Livro, o melhor presente do mundo
abstrato-linhas-curvas-entrelacadas.png

A dignidade ultrajada - 2ª edição

ser professor do ensino público brasileiro nos dias atuais

 
Nesta nova edição de A dignidade ultrajada, a autora nos convida a rediscutir um   dos grandes dilemas do Brasil: o colapso silencioso da prática docente. Com uma   escrita honesta e absolutamente necessária, ela expõe as engrenagens de um   sistema que adoece, afasta vocações e normaliza o caos. Este é um alerta a  gestores, educadores e cidadãos sobre a urgência de se (re)pensar o lugar do  professor em nossa sociedade. Com olhar maduro e experiência concreta em sala   de aula, a autora revela as dores cotidianas da docência: o desrespeito, a   precariedade, a solidão institucional. Mas também aponta caminhos, seja pelo   reconhecimento, pelo apoio mútuo, pela transformação coletiva. A educação brasileira precisa de mudanças reais. E tudo começa por ouvir quem está dentro   da sala de aula. 

 

 Se você acredita que a educação pode transformar o país,   precisa antes entender o que está destruindo quem tenta educar. 

 

 
SUMÁRIO
  PREFÁCIO DA 2ª EDIÇÃO
  PREFÁCIO
  1 – A VIDA SOCIAL E A GERAÇÃO DE DIREITOS E DEVERES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA EVOLUTIVA 
  2 – AS CONCEPÇÕES IDEALIZADAS SOBRE O SER HUMANO E A EDUCAÇÃO 
  3 – TEORIAS EDUCACIONAIS & “ESPIRITUAIS” PÓS-MODERNAS E A EPIDEMIA DE EGOCENTRISMO NA             SOCIEDADE E NA ESCOLA
  4 – O (DES)VALOR DA PRÁTICA DOCENTE NO BRASIL
  4.1 – AS MÍDIAS E A FORMAÇÃO E VEICULAÇÃO DE VALORES SOCIAIS 
  5 – DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NUMA SOCIEDADE “PÓS-MODERNA” DE TERCEIRO MUNDO 
  6 – A ATUAL EPIDEMIA DE INDISCIPLINA NA ESCOLA 
  7 – CRÍTICA AOS “EDUCADORES DE GABINETE” 
  8 – DA INFRAESTRUTURA IMPRESCINDÍVEL PARA O VALOR DA ESCOLA E DE SEU PRODUTO: A                              EDUCAÇÃO FORMAL
  8.1 – DA POLUIÇÃO SONORA NO AMBIENTE ESCOLAR
  8.2 – DA INFRAESTRUTURA FAMILIAR
  8.2.1 – OS PAIS COMO OS PRIMEIROS E PRINCIPAIS EDUCADORES DAS CRIANÇAS
  8.2.2 – A EDUCAÇÃO FAMILIAR E A FORMAÇÃO DE HÁBITOS CULTURAIS E EDUCATIVOS 
  9 – DO RESGATE DAS RESPONSABILIDADES DE ALUNOS E PROFESSORES 
  9.1 – DA RESPONSABILIDADE DO ALUNO E DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZADO ESCOLAR
  9.2 – DA VERDADEIRA FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR E DA ESCOLA 
  REFERÊNCIAS

 

 

 

Katia Benedetti

A AUTORA

 

Katia Simone Benedetti é professora da rede municipal de ensino e atua há mais de 20 anos na área como professora de língua portuguesa e também como educadora musical.

 

É psicóloga, com especialização em psicopedagogia e mestre em Educação Musical pelo Instituto de Artes da UNESP/SP.

 

 

 

Autora: Kátia Simone Benedetti

Editora: Barra Livros
Tamanho: 17 x 24 cm - 126 páginas.
Edição: 1ª 2025
ISBN: 978-65-87675-38-1